top of page

Língua Brasileiras de Sinais ( LIBRAS)

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

 

Por Ana Paula de Araújo

 

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. Para melhor nos inteirarmos dessa realidade é interessante que essa linguagem se faça conhecer, e que haja uma procura por ela com o interesse de aprendê-la.

Ao contrário do que imaginamos ao perceber a existência desse tipo de linguagem, a LIBRAS não é apenas uma medida paliativa para se estabelecer algum tipo de comunicação com os deficientes auditivos, mas é uma língua natural como qualquer outra, com estruturas sintáticas, semânticasmorfológicas, etc. A diferença básica é que ela também utiliza a imagem para expressar-se. Para se aprender LIBRAS deve-se, portanto, passar por um processo de aprendizagem de uma nova língua, tal qual fazemos quando nos propomos a aprender francês, inglês, etc.

A LIBRAS é uma das linguagens de sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos. Ela tem origem na Linguagem de Sinais Francesa. As linguagens de sinais não são universais, elas possuem sua própria estrutura de país pra país e diferem até mesmo de região pra região de um mesmo país, dependendo da cultura daquele determinado local para construir suas expressões ou regionalismos.

Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parâmetros para a sua formação, como por exemplo a localização das mãos em relação ao corpo, a expressão facial, a movimentação que se faz ou não na hora de produzir o sinal, etc.

Há algumas particularidades simples, que facilitam o entendimento da língua, como o fato de os verbos aparecerem todos no infinitivo e os pronomes pessoais não serem representados, sendo necessário apontar a pessoa de quem se fala para ser entendido. Há ainda algumas palavras que não tem sinal correspondente, como é o caso dos nomes próprios. Nessa situação, as letras são sinalizadas uma a uma para expressar tal palavra.

Para diminuir o preconceito em relação a qualquer tipo de deficiência, é necessária a divulgação dessa e de outras informações relevantes para facilitar a inclusão dessas pessoas em todos os meios sociais. Está disponível na Internet para baixar o manual de libras, dicionário de libras, vocabulário, chats, outros materiais para de adquirir, além de muitos projetos que tem um compromisso com a inclusão dessas pessoas no nosso meio.

 

http://www.infoescola.com/portugues/lingua-brasileira-de-sinais-libras/acesso em 23/02/2017

Discurso de Alan Carlos Ribeiro – aluno da primeira turma de Libras da ASSTEFM – Junho/2016

 É com alegria no coração que venho aqui testificar de algo tão sublime que foi o de participar do curso de Libras proporcionado pelo ASSTEFM.

Diante de tantas bênçãos que Deus no proporcionou, fomos agraciados por Ele e também capacitados, para nossa glória jamais;  mas sim para glorificar a exaltar o nome Dele, buscando sempre o conhecimento.

Muitos tem em sua mente que a Libras serve como um tipo de ajuda para os surdos, mas durante este período aprendemos que quem realmente precisava de ajuda éramos nós. Cada vez que nos aprofundamos nesse curso descobrimos o quão bonita e ao mesmo tempo exigente é a Libras. Entramos em outro mundo onde não sabíamos nem se quer onde estávamos e dizíamos não estou entendendo nada. Mas logo a timidez deu espaço às competições de grupos (que com certeza eram acirradas, pois a disputa aflorava os ânimos), conversações (em tempo e fora de tempo)  e percebemos que a sala de Libras era a que mais conversava e a mais barulhenta da ASSTEFM.  Estranho isso neh?! E agradecemos ao professor Rafael por ter tanta paciência e perseverança.

Creio eu que todos passamos por um momento difícil, pois era comum em sala de aula se ouvir:  como faz isso?;  está rápido, vai de vagar; minha mão não consegue fazer isso;  eu nem vi o que ela fez e outras. Mas como Deus é quem  nos capacita, vencemos mais uma barreira, e se chegamos até aqui foi porque o Senhor nos ajudou.

Agradecemos à Karine, Giovana e Renata por todas as ajudinhas e por nos permitirem participar deste curso e ao professor Rafael por ter nos ensinado com tanta excelência e determinação.

E aos formandos, que não paremos de nos aprofundar nessa língua tão poética, mas que busquemos cada dia mais aperfeiçoar o dom que Deus colocou em nossas mãos.

Concluo com a seguinte frase: Nada é para nossa glória. Então, que o nosso nome morra com nosso corpo e que o nome  de Cristo permaneça em tudo.

bottom of page