top of page

Diaconia

Estudando o livro de Atos dos Apóstolos constatamos que a diaconia não é outra coisa senão a prestação de um serviço incondicional e amoroso a Deus e à igreja de Cristo. O diácono e a diaconisa que não vivem para servir a igreja do Senhor, não servem para viver como ministros de Cristo. A diaconia torna-se impossível, incompleta e carnal se o serviço não for prestado com alegria.

De acordo com os textos bíblicos podemos observar que o diaconato é tanto um ofício quanto um ministério. Um ofício porque sua função é claramente limitada: suprir as necessidades dos santos; daí pode-se afirmar que o ofício básico do diácono é a assistência da igreja na sua estrutura interna e na parte social. Mas é também um ministério, pois é uma função eclesiástica exercida por aqueles biblicamente ordenados. “E os apresentaram perante os apóstolos e estes orando, lhes impuseram as mãos - Atos 6:6”.

O diaconato é o único ministério cristão que se originou de um fato social. A crise econômica em Jerusalém criou um problema para a nova igreja e alguns dos membros vendiam seus bens para distribuir entre os outros. As viúvas helenistas foram ajudadas, mas havia desentendimento entre elas e isto criou murmuração e reclamação, provocando a realização de uma assembleia geral dos membros da igreja. Os apóstolos distribuíam estes donativos e gastavam muito do seu tempo, então resolveram o problema criando o diaconato para cuidar da parte material da igreja (At.6:1-7).

A qualificação para se exercer a diaconia é requisito imprescindível que torna o obreiro cristão apto a exercer esse ministério. Tais qualidades acham-se compreendidas em Atos 6:3 e em 1Timóteo 3:8-13. O obreiro e a obreira cristã precisam ter boa reputação, plenitude do Espírito Santo, sabedoria espiritual, honestidade, não ser de língua dobre, serem abstêmios às bebidas alcoólicas, incorruptíveis e íntegros, terem pura consciência na observância do ministério da fé, serem casados e fieis aos cônjuges, saberem educar e governar bem os filhos, e, por fim, governarem bem a sua casa. Precisam ser primeiro provados e achando-se irrepreensíveis, servirem à igreja do Senhor.

Os diáconos são os auxiliares mais diretos que dispõe o pastor, ou, pelo menos, deveria sê-lo. Diante disso devem estar sempre atentos às necessidades de seu pastor. Jamais se permitirá que este venha a negligenciar a parte espiritual a fim de envolver-se com o material, isto porque, o material cabe aos diáconos e, pelo lado espiritual consumir-se-á o pastor. Um problema muito grave recorrente nas igrejas, vem sendo observado com relação aos deveres diaconais. Alguns diáconos tão absorvidos em pregar, acham-se tão entretidos em disputar os primeiros lugares, que acabam por se esquecer de seu pastor. Isso não quer dizer que o diácono deva privar-se do púlpito, se houver oportunidade deve aproveitá-la, porém jamais se esquecendo de todas as suas responsabilidades primárias.

O abuso do ofício de diáconos os tem feito inúteis ou pior que inúteis em muitas igrejas. Talvez isto seja porque a devida atenção não tem sido dada às qualidades escriturísticas de diáconos.

Cabe também aos diáconos a perfeita identificação, a defesa dos pontos de vista, o conhecimento da história e cultura de sua igreja, o conhecimento da profissão de fé, bem como o conhecimento de sua doutrina.

Cabe também aos diáconos, preparar e servir a ceia do Senhor, de acordo com os costumes praticados por sua igreja; praticar a filantropia: campanha de alimentos, agasalho, entre outras atividades correlatas; recolher as ofertas; trabalhar na recepção da igreja; evangelizar e visitar famílias da igreja.

Além das qualificações que cada diácono deve possuir, todos precisam observar a ética diaconal. A ética diaconal é a norma de conduta que os diáconos devem observar no desempenho de seu ministério e esta procede principalmente da Bíblia e do Regimento Interno da igreja.

Para que o diácono e diaconisa exerçam seu ministério dentro da ética diaconal estes devem observar alguns pontos:

  • O conhecimento pleno de seu ofício.

  • A lealdade para com seu pastor.

  • Extremo cuidado quanto às críticas. Nunca fazer críticas e ao ouvir o desabafo dos irmãos, guardar para si, sendo discretos e em casos extremamente graves procurar o pastor.

  • Serem prudentes quanto às visitas aos lares, principalmente a pessoas do sexo oposto, quando ambos estiverem desacompanhados. Fugir da aparência do mal.

  • Quanto ao dinheiro, se alguém lhe quiser entregar ofertas ou dízimos, pedir gentilmente que o faça no gazofilácio ou na tesouraria da igreja.

  • Exercerem o ministério no poder do Espírito Santo sem precisar lembrar a ninguém que são diáconos. As pessoas devem vê-los como homens e mulheres de Deus.

  • Serem pontuais, chegando antes de o culto começar e não se apressando em sair, pois seu pastor poderá necessitar de sua ajuda.

  • Serem obedientes às ordens de Jesus, não murmurando nem reclamando, pois atender é melhor do que sacrificar.

  • Exercerem seu ministério com amor, cumprindo assim a Lei, os Profetas e todo o Novo Testamento sendo em todas as coisas, bíblica e eticamente corretos.

  • Estudar diariamente a palavra de Deus, lembrando que o trabalho é para Deus e não para os homens.

MESA DIACONAL DA IGREJA BATISTA CENTRAL - SEDE

A Mesa Diaconal da Igreja Batista Central sede é composta atualmente por 37 diáconos e diaconisas que servem à igreja de Cristo. Dentre esses,  o irmão Leonardo Marciano está auxiliando a uma igreja em Curvelo.

José Kennedy Roque , Adriana Ferreira Espósito - Alcides de Amorim - Alessandro Célio Leal - Alexandre Ribeiro - André Teixeira de Souza - Carlos Henrique F. Rocha - Carlos Marcelo Martins- Cláudio Roberto da Silva Gonçalves - Dauro Lopes Viana Filho – Edésio Costa Diana –

Edirlene Pereira G. Fernandes – Edvaldo Fernandes de Oliveira – Elaine Maciel – Érica A. Goulart Antão – Geovane F. Melo - 

 Giovana C.A.F. Mascarenhas – Isabel Januária Gonçalves – Ivone A. Pereira Rocha – Jacqueline Venuto Viana – João de Melo Pereira – José Estevam – Leonardo Marciano Gomes – Luiz Cláudio da Rocha – Marconi Maciel Guimarães – Marli Marques Carvalho – Marluce Beatriz F. Martins – Mauro Geraldo Matias – Mauro Sérgio G. Rocha – Nívea C. Cidade dos Santos – Roberto Carlos Cassimiro – Ronaldo Luiz de Almeida – Rossi Soares Gaia – Sílvia G. Siqueira Diana – Tânia Regina F. Oliveira – Wagner Venâncio dos Santos -  Wilson Rocha Júnior.

José Kennedy Roque

53 anos, casado com Maria da Conceição Queiróz Roque, pai da Stephanie Queiróz Roque e do Brian Kennedy Queiróz Roque. Atuante no ministério desde 2011. Geógrafo e Técnico em Mineração, formado no Curso Bíblico por Correspondência, nível Médio, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, é apresentador do Programa Conexão Central Jovem na Rádio Eldorado.

Presidente da mesa Diaconal

Please reload

bottom of page